sábado, 1 de março de 2008

AO VELHO MACDONES

AO MAC, peixeiro de SANTA BÁRBARA de NEXE

POEMA

A TUA CLIENTELA TE AGUARDA

Eram doze e trinta quando o Mac chegava,
Vinha cansado da subida mas estava feliz....
O Mac... vendia sim... mas também dava,
Algum peixe... de “contrapartida” ...como ele diz.

Os meus fregueses gostam de mim... eu sei...
Porque eu às vezes acrescento um pouco ao peso
Mas, é assim... dou-lhes do peixe que eu comprei
E se alguém ficar lesado sou eu que a mim próprio leso.

O Mundo seria melhor se fossemos todos assim...
Mal iria o Mundo se comprassem todos a mim.
Só porque eu ofereço um peixe às clientes.

Mas se o peixe é bom e há compradores
Eu também posso oferecer algum sem favores
Ganham os fregueses e eu também mais clientes...


João Brito Sousa

Nenhum comentário: