sexta-feira, 23 de maio de 2008

O LANÇAMENTO

PORTO, 2008.05.23

O LANÇAMENTO


Manuel...
estive hoje preocupado com o romance que estou a preparar
Para a Editora,
.e não falámos .. nem às onze nem às quatro da tarde..
como de costume
era um hábito bom.. esse ...que íamos criando
eu ligava-te e tu aparecias gritando...
João, bom dia João... como estás meu camarada?
Ó meu poeta da madrugada
Que me enches alma com essa rima
Fabulosa
Exigente, critica, excelente e criteriosa
Ó meu poeta da manhã
Que és capaz de acompanhar com os obreiros
Dias inteiros
Procurando aprender com esses homens
de calos na mão
Tu... ó meu poeta
Que me disseste uma vez que todo o homem
se deve sentir como um irmão.
Coisa imperdoável esta de não termos tempo
para um amigo
Mas ontem não te pude falar como te falo neste momento
Porque na véspera à noite tinha sido o lançamento
Do meu livro de cartas trocadas com o Rosa
E queres saber ó companheiro
Queres saber com as coisas se passaram
Olha pois foi assim : o auditório estava cheio
E que estava lá viu
Que todo o auditório de pé me aplaudiu...

Então, ó amigo ó camarada, ó companheiro.
Se foi isso que aconteceu fico feliz .. muito feliz
Porque vejo nesses aplausos um gesto verdadeiro
Um gesto de respeito, consideração e solidariedade
E para o quadro ficar completo
Manuel.. aceita os meus parabéns e toda
a minha amizade.

joão brito Sousa

Nenhum comentário: