segunda-feira, 19 de maio de 2008

O SÍTIO DO FARROBO

PORTO, 2008.05.19


POEMA

AO Dr. HONORATO DE SOUSA NUNES. do FARROBO


O Dr. Honorato Nunes não é de S, Brás de Alportel ..
é homem do FARROBO
Nunca lhe chamem de Sambrazense
mas sim de Farrobense
terra de casas caiadas... quem seria a caiadeira..
quem seria a caiadeira!...
Dr. fale.- me dessa gente que o senhor conheceu
E que andou com o senhor no LICEU
Fale-me de si .. onde é que estudou?
Fale-me da matança do porco em FARROBO
Do punhal do matador, dos copos de aguardente
que os homens bebiam antes da operação...
Fale-me da apanha dos figos, da seca nas soteias e das torrras no forno
Fale-me da malta das Fontainhas
Da Fonte da Mesquita, Fonte da Murta e Fonte do Mouro
O código postal de FARROBO é o 8150-032 S.Brás de Alportel
Para quem quiser escrever ..
Não tem nada que saber
Meu Caro Dr. diga coisas de lá...
Rebanhos, havia?... quem era o pastor que conduzia o gado?
E a funda? Como era aquilo... ovelha tresmalhada
Levava logo uma pedrada..
Éh oveeeeeeeeeeeeelha....
A Escola primária, a professora e a régua, havia disso? ...
Os companheiros, o velho parceiro de carteira
E o senhor quando era puto... fez alguma asneira?..
Diga o que foi e de que maneira
E a senhora sua Mãe. bateu-lhe alguma vez....
O que é que o senhor fez?

João BRITO SOUSA

Nenhum comentário: